quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Juca Ferreira começou bem

09/01/2013 - 07h56


A decisão de desapropriar o Cine Belas Artes, transformando-o num centro cultural, é um bom começo de Juca Ferreira, novo secretário da Cultura. Apesar de ser de fora, ele mostrou intimidade com um ícone da cidade. Ali poderá ser uma das esquinas mais charmosas da cidade.
Logo na frente do Belas Artes, hoje abandonado, Alex Atala e Facundo Guerra estão criando, um clube de jazz onde era o antigo Riviera. Conhecendo os dois, dá para saber que será sucesso na certa. Ligando esses dois imóveis, existe uma passagem subterrânea, debaixo da Consolação, que poderia virar uma galeria de arte ou coisa parecida. Para completar, há, ao lado, duas linhas de metrô.
Muito melhor do que ter ali uma loja ou coisa parecida.
Resta, claro, a questão do custo. Não é difícil que uma empresa privada ou um banco oficial --tipo Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal-- queiram se associar ao projeto, colocando sua marca no projeto num local com tanta visibilidade.
A vocação da cidade é a economia criativa. Transformar espaços em polos de cultura é um bom negócio.

Gilberto Dimenstein
Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário