quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Eliseu Gabriel entrega relatório final da CPI do Belas Artes ao Secretário da Cultura


Relatório foi aprovado por maioria absoluta dos integrantes da CPI, propõe que o local seja declarado de utilidade pública 

  

O secretário municipal do Trabalho e Empreendedorismo e  vereador licenciado da Câmara Municipal de São Paulo, Eliseu Gabriel, entregou, nesta segunda-feira, 7, ao Secretário novo Municipal de Cultura, João Luiz Silva Ferreira, o Relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Belas Artes, “criada para apurar a regularidade do processo de tombamento do imóvel, bem como o atendimento da função social deste na proteção de um marco cultural na cidade de São Paulo”.

O ato, segundo o presidente da CPI, Eliseu Gabriel, teve como principal objetivo “levar ao conhecimento do  secretário da cultura, de forma objetiva, os resultados dos trabalhos realizados pela Comissão, além de pontuar a importância para o cidadão paulistano na preservação de um espaço que se confunde com a própria história contemporânea da cidade”.

O Relatório foi aprovado por maioria absoluta dos integrantes da CPI, propõe que o local seja declarado de utilidade, além da importância de requalificação urbana da área no entorno à Rua da Consolação (onde fica o cinema), 2.423, e  necessidade de alteração do inciso XIII do art. 3º da Lei nº 10.032, para uma maior participação da sociedade civil no Conpresp,  necessidade de registrar a marca Cine Belas Artes, etc.

O Relatório final da CPI do Belas Artes deixa claro que “a possibilidade de manter salas de cinema com programação eclética e intelectiva é obrigação de nossa cidade. Foram anos e anos oferecendo opção de nível intelectual incomparável.”

O secretário da cultura de São Paulo, Juca Ferreira, em nota declarou que  se compromete em analisar o documento e avaliar a demanda apresentada pela sociedade para garantir que esse importante patrimônio cultural da cidade possa voltar a ser de usufruto da cidadania paulistana. Nos próximos dias o secretário Juca Ferreira deve receber também representantes do Movimento Cine Belas Artes, que milita pela reabertura do cinema.

O Cine Belas Artes – em março de 2011 – após dois meses de protestos de intelectuais e frequentadores assíduos do espaço, fechou as suas portas com uma programação especial, batizada de “A Última Sessão do Cinema”, uma referência ao filme de Peter Bogdanovich, de 1971. O prédio, hoje, situado na Rua da Consolação, um dos pontos mais importantes de São Paulo, é alvo de pichações, em total estado de esquecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário