quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Metrô News

18 de agosto de 2011 - 06:46


Tombamento do Cine Belas Artes pode ser votado no fim do mês


Marcela Fonseca
Exatamente cinco meses depois de ter suas portas fechadas, o Cine Belas Artes continua a ser tema de debate entre entidades da sociedade civil e representantes dos parlamentares. As mobilizações são para que o prédio vermelho, localizado nas esquinas da Av. Paulista e Rua da Consolação, volte a abrigar um dos mais tradicionais cinemas de rua da cidade. O debate sobre o caso do cinema aconteceu na noite de ontem, na Vila Madalena, na Zona Oeste.

Aberto em fevereiro, o processo de tombamento ainda está em discussão no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), que pode tornar o imóvel um patrimônio imaterial. O processo, que por duas vezes teve a votação adiada, poderá entrar na pauta da próxima reunião do Conpresp.

“É possível que esse pedido de tombamento seja votado no próximo dia 30 de agosto. E nós temos sinais de que há possibilidade que o pedido seja indeferido, e se for o dono do imóvel terá direito de descaracterizar o espaço. Para impedir isso estamos nos mobilizando”, disse Beto Gonçalves, membro do Movimento pelo Cine Belas Artes. Segundo ele, uma arquiteta está sendo contratada pela organização para dar um parecer alternativo para ser anexado ao processo.

“Vamos enfrentar uma barra muito grande e não descartamos a ideia de entrar na Justiça. Dia 27 de setembro estamos preparando uma grande mobilização”, disse ele, que afirma ainda que outra medida proposta pelo movimento é a política de revitalização do quarteirão da Avenida Paulista, onde está localizado o imóvel.

Diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS), e ex-diretor do cinema, André Sturm vê a demora na decisão sobre o processo de tombamento a relevância do assunto e um marco na história da Capital. “Esse episódio é um marco na história de São Paulo. Acho que existem outros espaços com essa mesma importância. Se acontecer acho que será um verdadeiro marco”, disse ele, otimista. “Vamos torcer para que dê certo”, completou.

http://www.metronews.com.br/metro_news_/f?p=287:24:1391858464739670::::P24_ID_NOTICIA,P24_ID_CADERNO:110160,909,%20Tombamento-do-Cine-Belas-Artes-pode-ser-votado-no-fim-do-mes

Nenhum comentário:

Postar um comentário